Home Política Brasília Presidente da Vale diz que sirene de alerta não tocou em Brumadinho porque foi ‘engolfada’ pela lama

Presidente da Vale diz que sirene de alerta não tocou em Brumadinho porque foi ‘engolfada’ pela lama

2 min read
0
0
2,152

Fabio Schvartsman falou em Brasília nesta quinta sobre rompimento de barragem da mineradora em 25 de janeiro em Minas Gerais.

Presidente da Vale diz que vai buscar acordos para acelerar indenizações

O presidente da Vale, Fabio Schvartsman, afirmou nesta quinta-feira (31) que o rompimento da barragem em Brumadinho (MG) foi muito rápido, fazendo com que a sirene de alerta, que deveria soar em caso de algum incidente, fosse “engolfada” pela lama.

“Aconteceu um fato que não é muito usual: houve um rompimento muito rápido da barragem”, declarou ele em entrevista coletiva concedida em Brasília.

“A sirene foi engolfada pela queda da barragem antes que ela pudesse tocar.”

A barragem de rejeitos, que ficava na mina do Córrego do Feijão, se rompeu na sexta-feira (25), provocando uma tragédia que deixou ao menos 99 mortos e 259 desaparecidos. O mar de lama varreu a comunidade local e parte do centro administrativo e do refeitório da Vale. Entre as vítimas, estão pessoas que moravam no entorno e funcionários da mineradora. A vegetação e rios foram atingidos. Números da tragédia 99 mortos confirmados – 57 identificados (veja a lista) 259 desaparecidos (veja a lista) 192 resgatados (veja a lista) 395 localizados ACOMPANHE ATUALIZAÇÕES NA COBERTURA AO VIVO Mais cedo nesta quinta, a Vale havia enviado nota à BBC Brasil dizendo: “Devido à velocidade com que ocorreu o evento, não foi possível acionar as sirenes relativas à barragem 1”. Especialistas afirmaram que existe tecnologia para que alertas sonoros de emergência sejam acionados em qualquer circunstância, independentemente da velocidade do evento.

Fonte: G1
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Sala de redação da ACAT
Carregar mais em Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress spam blocked by CleanTalk.

Verificar também

Após quase um mês, taxista desaparecido em BH é localizado no Paraná

Foto Reprodução Wellington Oliveira Passos sumiu em 14 de dezembro após uma corrida de Con…